Dar testemunho da mensagem evangélica e tornar-se semeadores de esperança e amor. Este é a exortação do Papa Francisco dirigida aos jovens angolanos reunidos nos dias passado em Huambo para o I Jornada Nacional da Juventude Católica. Realizada de 26 a 30 de agosto e organizada pela Conferência Episcopal local, o evento teve por tema “jovens sejam testemunhos do amor de Cristo”. Cerca de três mil foram os participantes que receberam a mensagem do Pontífice assinada pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin.
O Papa Francisco fará viagem apostólica ao continente africano entre os dias 25 e 30 de novembro, pouco antes do início do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, em 8 de dezembro.
Jovens, força capaz de transformar a sociedade
No documento, os jovens são exortados a reacender no próprio coração “a chama do amor de Cristo” e a “demonstrar a sua força em transformar a sociedade”, “comprometendo-se com decisão com o objetivo de construir uma sociedade mais acolhedora, justa e fraterna”. Ao mesmo tempo, a mensagem de Francisco convida os jovens a “um renovado empenho na promoção dos verdadeiros valores humanos, morais e espirituais que inspiram os indivíduos, as famílias e a sociedade angolana na busca do bem comum, radicado na concórdia, na justiça e no respeito dos direitos da pessoa humana”. Por fim, o Papa Francisco concedeu a todos os jovens participantes do encontro a sua bênção apostólica”.
A Jornada, um encontro de fé com Deus
O Secretário nacional da Pastoral da Juventude da Conferência Episcopal, Padre Armando Alberto Pinho, sublinhou que a Jornada, “encontro de fé com deus” teve como objetivo suscitar vocações à vida sacerdotal e religiosa, encorajando os jovem também ao diálogo na Igreja e nas outras realidades sociais”.
Eis íntegra da mensagem:
O Papa Francisco apreciou vivamente a mensagem amiga que lhe chegou da juventude angolana e santomense reunida no Huambo e pede que lhes faça saber que faz Suas, como voto bem sincero, as palavras do lema que aí os congrega: «Reacender em cada jovem a chama do amor de Cristo», pois Ele há-de sempre ser a força da vossa força jovem, «e demonstrar a força da juventude na transformação da sociedade», num decidido compromisso cristão para darem testemunho da mensagem evangélica e fazerem-se semeadores de esperança e amor a fim de se construir uma sociedade mais acolhedora, justa e fraterna. Ao mesmo tempo, anima a todos a um renovado empenho na promoção dos verdadeiros valores humanos, morais e espirituais que inspirem os indivíduos, as famílias, e a sociedade angolana e santomense na busca do bem comum enraizado na concórdia, na justiça e no respeito dos direitos da pessoa humana. Com votos que partem do seu afeto cordial de Pai Comum para com os jovens e da sua oração a Cristo, o Amigo dos jovens, o Santo Padre retribui as saudações e envia aos jovens participantes nas Primeiras Jornadas Nacionais da Juventude e extensiva aos organizadores e familiares, a Bênção Apostólica.
Fonte: Rádio Vaticano